Amor, cuidado e sabedoria: A importância dos avós na família

0
266

Falar sobre os avós é pensar na experiência, na história de vida longa e recheada de riquezas vividas. No dia 26 de julho de cada ano é celebrado o Dia Mundial dos Avós e de todos os Idosos. É uma comemoração instituída pelo Papa Francisco em 2021. A data foi criada para homenagear São Joaquim e Santana, os avós de Jesus Cristo. Mesmo com o crescimento da média de vida, muitos não chegam à idade avançada. Ficam pelo caminho, normalmente ceifados por alguma circunstância inesperada.

Quem melhor do que uma avó para contar como é ser um dos principais pilares da família? Conversamos com a vovó Teresa Machado Rodrigues, de 74 anos, que descobriu há quase 30 anos, que seria avó pela primeira vez: “Eu tenho seis filhos e descobri que seria avó pela primeira vez aos 46 anos, hoje, meu primeiro neto, Felipe, tem 28 anos e já me deu um casal de bisnetos: A Maria e o Joaquim”, destaca.

Mãe de seis, avó de 12 e bisavó de cinco

Questionada sobre o que mudou quando passou a ser avó, dona Teresa é precisa: “Quando nos tornamos avó, renovamos o sentimento de maternidade e amor. É como dizem, ser avó é ser mãe pela segunda vez, só que com muito mais sabedoria e experiência. E essa experiência eu tenho bastante, mãe de seis, avó de doze e bisavó de cinco, então gosto de ver a casa sempre cheia”, pontua.

Qual o sentimento pelos netos? “Meu sentimento pelos meus netos e bisnetos é de amor incondicional, é amor de mãe, só que multiplicado. Eles são presentes de Deus, completam ainda mais a minha vida. Quatro dos meus netos me presentearam com bisnetos lindos e que alegram a minha vida, e eu espero que a família sempre cresça”.

E para as vovós de primeira viagem, o que dizer? A minha dica para todas as avós é aproveitem ao máximo, brinquem, conversem, dê carinho, atenção, puxões de orelha quando necessário e sempre tenha uma comidinha gostosa pra eles, isso não pode faltar.

Falando em comida, não tem nada melhor do que o tempero da vovó. Embora alguns ditos e ensinamentos tenham caído em desuso com o passar do tempo e o avançar da ciência e da tecnologia, é fato que outros ainda são considerados ótimas dicas. A chamada “comida de verdade” é, sim, a mais saudável, segundo nutricionistas; e a canja quentinha continua a reforçar o organismo contra um resfriado.

“Aqui em casa nunca falta feijão, todos os meus netos são apaixonados pelo meu feijão, acho que é regra né, comida de avó sempre tem um gostinho diferente. Se não tiver feijão aqui, falta algo. E espero fazer esse feijão por muitos anos mais”, finaliza Teresa.

Devemos homenagear carinhosamente todos os avós, pelo fato de suprir a ausência dos pais, que necessitam trabalhar e ficar grande parte de seu tempo distante dos filhos. Em muitos casos, são os avós que educam os netos para a vida cidadã, o valor da responsabilidade social, para a vivência de fé e os valores de uma vida autêntica.  A interação que os avós têm com os netos está dentro do contexto do convívio, diferente das possibilidades devidas aos pais. Então, o tempo que têm nesta fase da vida permite maior atenção aos netos e testemunham suas experiências de vida, transmitindo para eles todos os valores adquiridos no passado. É o encontro dos novos com a tradição, para ajudá-los no desenvolvimento humano.

Netos

A reportagem conversou também com alguns netos e bisnetos de dona Teresa para que falassem da importância de tela como avó, confira:

“Agradecemos a ela, pelo amor e ensinamentos que nos transmite. Temos o sentimento que devemos muito aos cuidados e dicas dela. Quem somos e o que sabemos dependeu muito do papel dela na minha vida. Dona Teresa é aquela pessoa que está sempre ao nosso lado, simplesmente nos amando. A mais sábia, a quem devemos o máximo respeito”.

Sobre as lembranças que os netos tem com sua avó, Bruna Rodrigues comenta: “Desde criança sei do gosto de chegar na casa dela. Os mimos de decoração na estante da sala, o cheirinho do feijão delicioso pela casa, os diversos porta-retratos com fotos da nossa família que na maioria delas não cabe todo mundo. São tantas coisas boas na lembrança e no presente que o amor transborda por ter a oportunidade de ser sua neta. Eu não conheço alguém mais amável e de coração genuíno”, comenta.

“A fé dela é a mais inabalável do mundo, e foi por ela que eu entendi o amor. A forma que ela vê a vida traz pra cada um de nós uma força inexplicável. Se caso nos sentirmos sozinhos, basta lembrar que temos ela por perto. Vó, a minha vida não seria a mesma sem a tua presença. Sem o teu carinho, afeto e empatia.  Agradeço a Deus todos os dias por ter escolhido a melhor avó de todas pra me presentear. Enquanto o céu permanecer acima de nós, continuarei a te amar”, finaliza.

De alguns anos para cá, muito por causa das redes sociais, o Dia dos Avós tem ganhado cada vez mais o coração dos netos e de toda a família, tanto que ele também está movimentando o varejo. Muitas pessoas já têm usado a data para comprar aquele presente especial para retribuir todo o carinho e a sabedoria que os avós oferecem.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266