IFSul recebe visita de representante do MEC

0
521

O IFSul campus Sant’Ana do Livramento recebeu, na quinta-feira (19), a visita da Coordenação Geral dos Cursos Proeja do Instituto e da Coordenadora Geral de Jovens e Adultos da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Raphaela Rosinha Cantarino, que veio visitar um dos 18 cursos de Proeja que o IFSul tem, em parceria com as Prefeituras Municipais das cidades que possuem campus.

De acordo com o coordenador dos cursos pelo IFSul, professor Eliézer dos Santos, a visita serviu para que Raphaela Cantarino conhecesse o andamento do Curso Atendimento e Venda, ofertado no Município, bom como conversar com os coordenadores e alunos.

“Já havíamos feito uma avaliação online, e dos diversos relatos que foram apresentados, foram escolhidos alguns para receber a visita e como ela já estava em Pelotas, decidiu vir a Livramento porque achou muito significativo um curso de Atendimento e Vendas em uma cidade que tem como vocação o turismo comercial”, frisou.

A descoberta pelo interesse no curso surgiu de uma série de audiências públicas com integrantes de vários segmentos, onde ficou evidenciada a necessidade de capacitação nesta área.

Conforme Eliézer dos Santos, de certa forma a cidade gira em torno do comércio, incluindo desde o free shop do lado uruguaio, até os comércios, armazéns, feiras de produtores, da Economia Solidária, feira da Cuaró, entre outros. A partir da demanda, foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com as escolas que possuem turmas do EJA e a busca ativa pelos alunos.

“Para nossa surpresa, a busca pelas vagas foi um sucesso, tanto que completamos rapidamente as turmas, com lista de espera para um próximo momento. Isso demonstra que a escolha do curso foi acertada”, destacou.

O diretor do IFSul campus Livramento, Celso Gonçalves salientou que o Instituto tenta participar de todos os programas lançados pelo Governo Federal, como o Pronatec, Cursos FIC, Proeja, entre outros.

“Temos a grata satisfação de receber in loco uma representante do MEC para ver como os cursos estão acontecendo. Para nós é muito importante, porque é a oportunidade de ver que estamos aplicando os recursos corretamente, estamos formando pessoas e cumprindo o objetivo dos Institutos Federais que e ofertar ensino descentralizado”, explanou.

Raphaela Cantarino destacou que a Educação de Jovens e Adultos é de extrema importância, salientando a alegria em poder estar presente na cidade, conhecendo o curso, conversando com os alunos e com os coordenadores.

 

O curso

Coordenado por Giovana Cantareli como representante da Secretaria Municipal de Educação, e pelo professor Eliézer dos Santos, pelo IFSul, o curso está em andamento desde março, com término previsto para dezembro, com duração de 200 horas. As aulas acontecem todos os dias nas escolas que possuem EJA, com exceção das quartas-feiras, quando as mesmas são ministradas no campus do IFSul, com as disciplinas técnicas, com a possibilidade da realização de projetos, visitas, entre outros.

O coordenador do curso pelo IFSul, Eliézer dos Santos conta que o Proeja objetiva, entre outras ações, a possibilidade de oferecer estágio aos alunos, formando parcerias entre empresários locais e o IFSul para estágio remunerado, dando assim, mais oportunidade, experiência e incentivo aos estudantes.

 

Opinião das alunas

Andrea Duarte

“O curso é uma porta que se abriu para quem não tem condições de pagar um curso. Eu gosto de trabalhar com vendas e com pessoas, e este curso veio bem a calhar, porque vai servir bastante. Eu já trabalho com vendas, então o curso vai ser ótimo para melhorar meu relacionamento com o público. A gente que é dona de casa, tem que conciliar a correria do dia a dia com os horários das aulas, mas faço tudo bem rápido para conseguir ir nas aulas tanto na escola quanto no IFSul. É uma oportunidade que devemos segurar”.

 

Regina Marques

“Sou estudante do EJA na Escola Abreu Fialho e acho que o curso é tudo de bom para nossas vidas, porque é um recomeço. O curso mexe com os sonhos que já tínhamos antes, paramos por vários motivos e agora temos a oportunidade de recomeçar. Eu já trabalho com o público em um salão de beleza, então consigo conciliar meus horários certinhos com as aulas. Estou aproveitando a chance que a universidade está oferecendo, de fazer um curso profissionalizante para conseguir atender as necessidades de nossos clientes”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266