Jussara Ucha conta sobre os desafios da educação ao longo dos anos, destacando a atuação da Escola Anglicana na cidade
Na segunda-feira (02), o programa comandado por Nádia Munhoz e Paula Vega, recebeu como convidada a professora e diretora do Instituto Livramento, Jussara Ucha Moreira, que conversou sobre educação e a sua trajetória dentro do magistério e à frente da instituição Anglicana.
Jussara Ucha iniciou sua trajetória atuando em várias instituições de ensino de Livramento como professora em sala de aula, na Universidade da Região da Campanha, como vice coordenadora Regional de Educação e atualmente dedica-se à direção do Instituo Livramento Escola Anglicana, onde está já há 24 anos.
Jussara destacou que sempre teve uma vida muito corrida, conciliando a sala de aula com a vida familiar, casando-se aos 19 anos, sendo mãe logo em seguida. Mesmo com a família constituída, Jussara dedicou-se muito à profissão, com uma jornada de trabalho de três turnos.
A educação e a pandemia
Durante a entrevista, Jussara Ucha falou sobre os avanços tecnológicos e a influência na educação, mais enfatizada com a pandemia, fazendo com que pais, professores e alunos aprendessem a lidar com a nova tecnologia e o sistema de ensino criado, como as plataformas online, os trabalhos e as avaliações.
“Foram mudanças muito bruscas, em dois anos precisamos fazer mudanças que nunca haviam sido feitas. Para as famílias, entendo que foi bem difícil, mas não tínhamos alternativa. A escola não diminuiu carga horária e nem dias letivos, e conseguimos manter a qualidade mesmo à distância”, frisou
O Instituto Livramento
A escola, mantida pela Legião da Cruz, foi criada em 1941 por uma iniciativa de pessoas ilustres da cidade, impulsionados pelo então prefeito de Livramento na época, Crisântemo de Paula Dias, que se reuniram para trazer para à Livramento o Primeiro Ginásio Comercial, pois só havia o primário na cidade.
Em 1943, o prédio da Vasco Alves é adquirido por um dos reverendos que era diretor na época, permanecendo no local até a mudança para o novo prédio, construído na Rua Hugolino Andrade, inaugurado este ano.
Sobre sua relação com o Instituto Livramento, Jussara Ucha contou que iniciou sua trajetória na Escola Anglicana atuando como professora, após, sendo convidada para assumir a direção geral, onde permanece já há 24 anos.
“Como diretora sou muito legalista, cumprindo com todo o cronograma previsto durante o ano letivo, mantendo assim a qualidade do ensino”, pontuou.
Com um quadro de professores com aproximadamente 45 profissionais, além da parte administrativa, Jussara Ucha disse que possui uma equipe de trabalho muito boa, com pessoas comprometidas.
Atualmente a escola está instalada em um moderno prédio com 5.449,75m², construído ao longo de 10 anos, com recursos próprios, contando com cerca de 500 alunos divididos em dois turnos, manhã e tarde. O Instituto Livramento está inserido dentro das instituições de ensino mais almejadas, com sistema de ensino Positivo, destacando-se entre os melhores existentes, com grande índice de aprovação de estudantes para universidades.
“Agradeço a Deus pelo privilégio de ter encontrado pessoas que comungam dos mesmos ideais e das nossas propostas pedagógicas”, finalizou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266