Sábios, profanos e Deus
As palavras de Jesus Cristo contêm significados externos óbvios para qualquer ser humano com significados internos ocultos, revelados apenas para aqueles que tem “ouvidos para ouvir”. Todo ensinamento se divide em dois níveis: o profano e o secreto. O ensinamento profano é o que ensinaram todas as grandes religiões do mundo, em seus princípios morais básicos, mas os ensinamentos secretos, do tipo hermético e esotérico, sempre foram resguardados por um véu de simbologias complexas que somente os ouvidos preparados para aqueles ensinamentos podem compreender.
E por tal razão é que temos testemunhado com pesar o espetáculo da ignorância do círculo profano e externo da humanidade na abordagem dos valores sagrados das religiões que, por não compreenderem, descartam coisas vencidas e ultrapassadas. E na maior ignorância, eles se esquecem que valores de Cristo são eternos, e que valem hoje tal como valiam no passado e como valerão no futuro. Inclusive nesta guerra, onde tudo tem uma lição sublinhar, a de também uma lição como advertência, de como devemos agir solidariamente uns com os outros.
A ressurreição na dor, é um privilégio dos sábios. Não dos tolos, que precisam comer muita terra para aprender que a humildade abre portas. Para os tolos, a letra morta será o seu guia exclusivo pelos caminhos da ignorância, que também reencarna. Não somos nós quem escolhemos a Sabedoria quando descemos a este mundo. Ela é quem nos escolhe, nos preparando muito tempo até o derradeiro encontro… que poderá mudar tudo na escritura fixa e inexorável de um Destino. Não se atira pérolas aos porcos, nem se doa o que é santo aos cães!
Os sábios nos ensinaram que o corpo é apenas uma peça de vestuário: “Procure o usuário e não o manto” – Rumi. “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana” – Teilhard de Chardin. “A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente” – Aristóteles. “A alma deseja voar de volta para casa, para o mundo das ideias. Ela quer se libertar do cárcere do corpo” – Platão. “Estou certo de que estive aqui, como estou agora, mil vezes antes e espero retornar mil vezes. A alma do homem é como a água: vem do Céu e sobe para o Céu, para depois voltar à Terra, em eterno ir e vir” – Goethe. “O que é a alma? É um Espírito encarnado” – Allan Kardec em O livro dos Espíritos. “Uma existência é um ato. Um corpo, uma veste” – André Luiz. Então, nosso corpo é a roupa que veste o nosso verdadeiro Eu. A essência Divina que somos e a Essência Divina presente em tudo que nos rodea: como o útero do universo, gerando galáxias e planetas, o útero dos seres vivos, das flores, da nossa mãe e no amor que sentimos!..
Então, diante de nossa monumental ignorância existencial, sejamos sábios, humildes em aceitar que Jesus Cristo é um espirito de luz. Luz tão transcendente que não permite que viajemos sozinhos, sem a presença do que sentimos sobre nossa alma e nossa vida… até Deus!
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266