Diretor Regional do Simers, Danilo Soares, reúne-se com Ministro da Saúde
O médico traumatologista santanense, Danilo da Silva Soares, reuniu-se no início da semana, com o Ministro da Saúde, o médico cardiologista Marcelo Queiroga, na CAAL, na cidade de Alegrete, durante visita do ministro ao Estado.
Danilo Soares é Diretor da Fronteira Oeste e Região Central do Simers- Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e sendo a voz representativa dos médicos nestas regiões, levou ao ministro algumas reivindicações da categoria. Entre as pautas da reunião, foi tratado sobre o plano de carreira médica, construção da carreira médica, não violência contra os médicos e a criação do consórcio do Simers para padronização das medicações.
As solicitações da categoria já haviam sido apresentadas anteriormente ao ministro pelo presidente do Simers, médico Marcos Rovinsk, sendo o assunto reforçado no encontro com o diretor Danilo Soares.
Danilo Soares disse que o encontro com o ministro foi muito positivo, uma vez que Queiroga já tinha conhecimento dos pedidos, demonstrando-se solicito às reinvindicações.
O diretor do Simers, Danilo Soares acompanhou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga nas agendas na cidade de Alegrete, para inauguração de um tomógrafo, e na cidade de Uruguaiana, para uma reunião no hospital para tratar sobre o encaminhamento de equipamento de ressonância magnética e reestruturação do serviço cardiovascular.
“Tive um encontro muito bom e louvável com o ministro, representei a categoria médica e, com certeza, Livramento ficou ainda mais visível”, citou.
A agenda do diretor do Simers Danilo Soares incluiu encontro com os deputados federais Sanderson e Pedro Westphalen, os quais apreciam a categoria e entendem as demandas da classe.
Plano de carreira dos médicos
Legislação que vem sendo articulada a nível do Planalto, e trata sobre o piso salarial da classe, determinando os valores mínimos a serem recebidos.
“Nesse aspecto também precisa ser discutido sobre a construção de uma carreira médica, vislumbrando o futuro e a segurança destes profissionais. Outro assunto de extrema importância é a questão da não violência médica, seja na forma verbal ou física, não é admissível que venham a ocorrer. Este assunto já vem sendo discutido e defendido pelo Simers”, frisou.
Consórcio do Simers
De acordo com Danilo Soares, este consórcio tem o intuito de padronizar as medicações a nível de Brasil, relacionadas à psiquiatria.
“Hoje infelizmente não temos uma padronização à nível de Brasil, das drogas oferecidas pelo SUS aos pacientes psiquiátricos. Precisamos do aval do Ministro para a formalização do consórcio”, pontuou.
Danilo Soares explicou que o Ministério da Saúde precisa fomentar através de recurso, uma pesquisa realizada pelos profissionais da psiquiatria, onde com os resultados é possível aferir com segurança técnica as drogas mais efetivas e com menos efeitos.
“Atualmente as drogas utilizadas na psiquiatria são anacrônicas e provocam muitos efeitos colaterais. Nesse sentido, existe um movimento dentro do Simers a fim de melhorar estas drogas, mas para isso, precisamos do aval do Ministério para o desenvolvimento da pesquisa e apresentação dos resultados”, discorreu.
Campanha “O Barato sai Caro”
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pode conhecer por intermédio de Danilo Soares, a campanha promovida pelo Sindicato Médico do RS, denominada “O Barato sai Caro”, que versa sobre a não interferência de outras profissões no campo da medicina.
“Quando alguém procura profissional não médico, geralmente no campo da estética, para um procedimento que muitas vezes dá errado, necessitando que o profissional médico resolva o caso. Determinados procedimentos podem ser feitos apenas por médicos aptos. O exemplo mais visível são as colocações de botox”, explicou.
Posição do Ministro da Saúde
Conforme o diretor do Simers, Danilo Soares, o ministro sinalizou que irá analisar cada uma das solicitações, evidenciando que dará uma resposta positiva às reivindicações por entender que o engajamento da classe é visando o bem da população.
“Um médico bem remunerado, com carreira estável e com o mínimo de condições de trabalho, desempenhará o máximo da medicina e isso, com certeza, reverbera na sociedade civil. O Simers trabalha sim pelo médico, mas muito mais pela população, porque o trabalho digno do médico repercute na sociedade civil. Com certeza esperamos que o ministro dê o aval sobre o plano de carreira e a pesquisa da medicação, que são as pautas mais reverberantes dentro da categoria”, explanou.
Fronteira Oeste e Região Central do Simers
Assim como Sant’Ana do Livramento, os municípios de Alegrete e Uruguaiana, junto as 32 cidades da Fronteira Oeste e mais as da Região Central do Estado, incluindo Santa Maria e adjacências, estão sob a responsabilidade do diretor do Simers Danilo Soares.
“Hoje sou a voz que representa a classe médica da Fronteira Oeste e Região Central. O Simers segue sempre atuante e vigilante na busca do mínimo de condições para o médico, que repercute na sociedade civil”, frisou.
Danilo Soares divide-se entre o consultório médico, as cirurgias, a direção do Simers e o atendimento aos Municípios das regiões que representa e a família, em uma agenda com vários compromissos em atendimento à comunidade e à classe médica.
Solenidade dos 100 dias de atuação do Simers
No dia 08 de abril, Danilo Soares participou da solenidade em comemoração aos 100 dias da gestão 2022/2024 do Simers, presidido pelo médico Marcos Rovinsk, tendo como vice-presidente o médico Marcelo Matias e Danilo Soares como Diretor da Fronteira Oeste e Região Central do Simers- Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.
O Simers está dividido estruturalmente em cinco regiões: Metropolitana, Fronteira Oeste e Central, Metade Sul, Norte-Noroeste e Litoral. Cada uma destas regiões possui um diretor.
A solenidade, realizada em Porto Alegre, contou com a presença de várias autoridades, diretores dos hospitais de Porto Alegre, da área médica, entre outros.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266