Tradição que passa de geração em geração
Quando a Semana Santa inicia, o céu da Fronteira da Paz recebe um adicional de beleza: as pandorgas, pipas, cometas, entre outros nomes. A história das pandorgas é datada há cerca de 200 anos A.C, na China. A tradição em Livramento permanece viva, com muitos artesões e entusiastas confeccionando suas próprias pandorgas para “levantar” no feriado de Páscoa.
O santanense Jonatan Vieira de Oliveira, possui um legado rico de história, pois aprendeu com o pai Edson de Oliveira e o avô Cedinei Vargas da Cunha a arte da confecção de pandorgas. Jonatan conta que a família tem o hábito de fazer suas próprias pandorgas há aproximadamente 30 anos. “A produção que vem de família, de geração em geração, que veio passado pelo meu vô e depois passado para o meu pai, para mim e para o meu irmão. Já é uma tradição da família de mais ou menos uns trinta e poucos anos”, conta.
Além da história, o trio destacou como é o processo para ter uma pandorga perfeita. “Para começar tem que ser escolhido uma taquara, material que elas são produzidas, de preferência que ela seja bem seca que esteja queimada pelo fogo. Após, cortamos em várias varetas finas para poder ficar uma pandorga leve e que seja fácil de levantar. A linha da armação da pandorga tem que ser bem fina também para poder ficar bem. Depois da armação vem o processo de forração, onde são feitas com papéis encerados de boa qualidade, são mais grossos resistentes, com cortes precisos e alinhados para que a pandorga fique bonita. Deve-se confeccioná-la para vender como se fosse para você”, destacou.
Sobre as vendas, que caíram no período de pandemia, o trio destaca que a produção é uma renda extra, onde existe a barganha para conseguir descontos e que a manutenção da tradição é o principal. “Nós consideramos que vendemos por um preço em conta. Tem muitas crianças hoje em dia que não sabem o que é levantar pandorga. É uma tradição pouco conhecida pelo Estado, mas ela é uma tradição muito boa de se reunir a família na sexta-feira Santa para disfrutar de um momento de lazer”, finaliza Jonatan.
A família disponibiliza um contato para quem quiser conhecer e comprar suas pandorgas: (55) 9 8458-2786.
Festival Binacional de Pandorgas
Acompanhando o retorno das atividades, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Livramento voltará a realizar neste ano o Festival Binacional de Pandorgas, em sua 46ª edição. O evento acontecerá no dia 15 de abril, a partir das 14h, no Lago Batuva. Haverá mateada, atrações, brindes e premiação em três categorias, o regulamento está nas redes sociais da Prefeitura.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266