Com 06 casos suspeitos, Livramento intensifica ações de combate e prevenção contra a Dengue

0
158

Diferente de outras cidades do Estado, Sant’Ana do Livramento ainda não registrou nenhum caso positivo de Dengue, constatando até o momento 06 casos apenas suspeitos da doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Vargas, foi divulgado um alerta vindo da Secretaria Estadual de Saúde, com base na situação que o Estado se encontra, com mais de 400 Municípios infestados, alguns apresentando casos positivos.

“Nosso levantamento, a Lira, está relativamente bem, pois já vimos trabalhando, realizando a coleta de pneus e outras ações. Chegamos a recolher no início 1300 pneus, que são um reservatório para o mosquito da dengue. Além de todo esse trabalho, é importante que a comunidade tenha consciência dos cuidados que precisam ter para evitar focos”, frisou.

Após o alerta recebido pelo Estado, a Secretaria de Saúde e as equipes da Vigilância emitiram alertas para todos os locais de importância médica e clínica, para o caso de receberem suspeitos de dengue.

“Quando ocorre um caso suspeito, a equipe da Vigilância Ambiental é acionada para fazer uma varredura de 200 ou 300 metros em volta do local e, caso o suspeito vire positivo, é feita a pulverização. A suspeita já levanta um alerta para as equipes de vigilância e saúde. Registramos 06 casos suspeitos, 03 que retornaram de viagem, 01 que apresentou resultado negativo e 02 que aguardam os resultados dos exames”, destacou.

Paulo Vargas disse que o trabalho de conscientização é muito importante, pois a cidade está infestada de focos, mas ainda sem a confirmação de positivos. Além disso, este mês está sendo propício para proliferação do mosquito, por apresentar um volume grande de chuvas e temperaturas quentes.

O secretário de Saúde destacou que existem informações nos sites dos órgãos de saúde que auxiliam com dicas de prevenção. Além disso, está disponível o aplicativo “RS Contra a Dengue”, onde é possível encontrar várias dicas de fácil acesso para que a população se previna contra a doença.

“Outro ponto importante para destacar é, ao sairmos em viagem, estarmos informados sobre a situação sanitária do local para onde vamos. É importante conhecer sobre os casos de dengue, covid, entre outras doenças existentes. Além disso, precisamos adotar pequenos cuidados que auxiliam na prevenção da proliferação da dengue em nossas residências, como uso de repelente, inseticidas, telas nas janelas, retirada de água parada de vasos entre outras medidas”, discorreu.

 

Vacinação da gripe

Essa semana teve início a vacinação da gripe, para pessoas com idade de 60+, com aplicação de doses que incluem imunizante contra a cepa H3N2 além das demais.

“Temos que pensar que é uma vacina que vai nos proteger de todas as cepas existentes. Nesta primeira etapa da campanha estão sendo aplicadas doses em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde”, destacou o secretário.

As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde, sendo aplicadas de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

Paulo Vargas disse que no dia 30 de abril, quando será realizado o Dia D da vacinação, haverá a mudança da faixa etária para as doses.

 

Vacinação contra sarampo

“Esta é muito importante. Sabemos que com o advento do Covid-19 outras vacinas foram deixadas de lado. Nos preocupamos com as crianças, pois não queremos que as doenças que já foram erradicadas retornem ao nosso convívio, como o Sarampo”, explicou.

As vacinas contra o sarampo também estão disponíveis em todas as unidades de saúde, sendo aplicadas conforme horário de atendimento de cada posto.

“As vacinas são muito importantes, não podemos ficar acreditando em notícias errôneas contra elas. Temos os sites do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado e da Anvisa que possuem informações corretas sobre as vacinações. O programa de vacinação do Brasil é um dos melhores do mundo e precisamos segui-lo”, pontuou.

 

Covid-19

O secretário de Saúde, Paulo Vargas, disse que o COE está avaliando a situação e a evolução da doença no Município, para emitir novas recomendações sobre o uso de máscaras pela população.

Quanto a vacinação, o secretário informou que o Município está em um patamar positivo, porém com pouca procura pela dose 3 de reforço e aguardando determinação do Estado para aplicação da quarta dose.

“O esquema vacinal inclui as doses 1 e 2 para esquema completo e a dose de reforço. Estamos com 32 mil pessoas que voltaram para reforço, mas poderíamos estar com índices melhores”, disse.

Com relação à vacinação infantil contra Covid-19, o Município já atingiu 4900 crianças com a primeira dose aplicada, porém em torno de 1900 crianças não retornaram para aplicação da segunda dose.

“Crianças não precisam de dose de reforço, mas precisam aplicar as duas doses da vacina para ficarem protegidos. É muito importante completar o esquema vacinal tanto de adultos quanto das crianças”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266