LUC está garantida após “NO” vencer eleições no Uruguai

0
600

No último domingo, os uruguaios foram às urnas para escolher “SI” ou “NO”, pela retirada ou permanência de 135 artigos da Ley de Urgente Consideración- LUC”.

Ao final da votação, o NO venceu com 55% dos votos válidos contra 45% do SI, garantindo assim, a permanência da Lei. O Departamento de Rivera teve um papel fundamental no referendo, garantindo 74,8% de votos para o NO.

O jornalista Freddy Carranza, radialista das rádios Horizonte FM e Rivera AM, fez uma avaliação do pleito, em conversa com a reportagem do Correio do Pampa, ele disse que os uruguaios apresentaram uma cultura cívica durante as eleições, não sendo registrado nenhum episódio de violência.

“A Democracia uruguaia, passada por dois dos partidos mais velhos do mundo, fez com que transcorresse uma jornada dentro da normalidade”, pontuou.

 

Dia 27 de março foram consolidados os 135 artigos da LUC

De acordo com Santiago Altivo Esteves, Coordenador do Ministério de Turismo e membro do Comitê Executivo Departamental do Partido Colorado, no dia 27 de março, se consolidaram 135 artigos da LUC, composta por 470 artigos que, basicamente, são o compromisso de campanha do Governo Uruguaio, é a plataforma política de todos os partidos que apoiaram Lacalle Pou.

“Entendemos que está é uma Lei muito importante, porque estão assegurados vários direitos e normativas que regem a segurança e a vida dos uruguaios. Se consolidam os direitos da livre circulação, de trabalho, e vários outras transformações após um longo período do governo de esquerda”, frisou.

Santiago Esteves destacou que a eleição ocorreu de forma justa, da mesma maneira que as eleições que elegeram o presidente Lacalle Pou. Quanto ao resultado, Santiago disse que o mesmo deixa claro que o Governo tem respaldo da população para continuar as transformações.

“Outra mensagem política que o pleito traz é que o Frente Amplo segue tendo dificuldades de posicionar-se como oposição, porque não está pleiteando nenhum tem, mas sim, tentando dificultar as ações do Governo”, pontuou.

O Departamento de Rivera teve um papel muito importante no pleito, conseguindo um número de votos válidos destacável. Quanto a isso, Santiago Esteves disse que esse resultado estava dentro do esperado, pois o Partido Colorado está muito consolidado.

“Isso nos deixa muito bem amparados para as eleições de 2024. As figuras do Ministro Tabaré Viera e do deputado Marne Osório, e o trabalho que realizaram, foram muito importantes neste pleito. Estamos muito contentes, estamos preparados para nos consolidarmos cada vez mais como figuras políticas”, finalizou.

Deputado Marne Osório avalia o pleito

De acordo com o deputado Marne Osório, efetivamente a eleição do último domingo foi muito importante para o Uruguai, sendo um referendo obrigatório que discorria sobre manter ou tornar sem efeito a validade de 135 artigos da Ley de Urgente Consideración- LUC”.

Marne Osório disse que esta é a Lei mais importante, pois representa todas as ações e objetivos do Governo do Uruguai, contendo sob ameaça de serem derrubados, artigos que se referiam às garantias sociais dos uruguaios, segurança pública, entre outros.

“Durante os debates, conseguimos trabalhar em todo território uruguaio, inclusive nas regiões de Fronteira, defendendo a LUC, porque entendemos que a mesma vem gerando muitos resultados”, frisou.

Marne Osório destacou que, felizmente, os resultados indicaram que a LUC siga em frente, especialmente com o apoio da comunidade do Departamento de Rivera, onde foi registrado mais de 70% dos votos válidos favoráveis à permanência da Lei.

“Nós sentimos uma grande satisfação com esse resultado, pois as representações do Partido Colorado e da lista Espaço 2000 estiveram sempre à frente dos debates em defesa da Lei. Isso dá um respaldo muito grande para o governo uruguaio e para o trabalho que venho desenvolvendo como deputado representando o Departamento de Rivera”, pontuou.

O deputado Marne Osório disse que os trabalhos continuam cada vez mais intensos, sempre buscando novas soluções relacionadas às políticas de Fronteira, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade, oferecendo segurança, moradia, educação e saúde.

“Agradeço ao Departamento de Rivera e a todos que acreditam em nosso trabalho. Os votos computados aqui foram peça fundamental para que sagrássemos vencedores nas urnas”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266