Diálogo

0
776

Direitos em xeque   

O britânico Peter Frankopan se tornou uma figura popular dentro de uma onda de historiadores, se debruçou sobre uma visão mais ampla da trajetória da humanidade para explicar o caminho que nos trouxe até as atuais circunstâncias.  Defendem que o eixo de decisões com impacto global não passa mais apenas pelo Ocidente e que falta atenção sobre o processo de mudança que está em curso. Que nós reagimos apenas a eventos dramáticos. Nós reagimos agora por causa da guerra na Ucrânia numa aliança entre Pequim e Moscou. Mas há muitas coisas que estão acontecendo, e nós não estamos prestando atenção. O preço do petróleo foi para as alturas, e países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos serão beneficiários dessa situação. Esses movimentos são muito profundos. Que o eixo do mundo está se movendo para a Ásia, isso não é necessariamente algo bom, diz o historiador e cientista que tem um olhar para fatos. O que escreveu em The New Silk Roads é que as decisões tomadas em Moscou, Pequim, Teerã, Nova Déli e Islamabad [Paquistão] já são mais importantes do que decisões tomadas em Lisboa, Madri, Roma ou Paris. Nos últimos 300 ou 400 anos, foram os europeus que causaram problemas pelo mundo todo, e foi a ascensão europeia que desafiou a ordem de então.

É difícil fazer previsões, porque são muitos fatores envolvidos e ainda é cedo. Há discussões em meios militares e de Defesa sobre o possível uso de armas nucleares de baixo alcance nesse conflito. Se algo assim acontece, tudo fica imprevisível, inclusive para o Brasil. É primordial para nossa existência, que o imperialismo estadunidense caia. Os EUA e a sua OTAN, precisam ter antagonismo porque representam uma elite global patrimonialista que decide o destino do planeta. Não há liberdade se houver monopólio de força. Somos periferia do capital. Se a Rússia e a China não se unirem, e depois se unirem a outros países para fazer um polo oposto a OTAN, estaremos em xeque. Se os EUA saírem vitoriosos nesse conflito, pode ficar muito, mas muito pior, os direitos sociais da humanidade. Lembro que tudo que tivemos até aqui, de progresso a direitos trabalhistas, devemos a polarização entre socialismo e capitalismo: URSS x EUA. O capitalismo não deu um direito aos povos que não por medo das revoluções, principalmente a russa. O pano de fundo é o nazismo, quando na realidade é quem vai comandar o mundo economicamente e militarmente a partir dessa guerra.

 

ORDINÁRIOS UNIDOS

Lula nunca foi inocentado dos crimes de corrupção pelos quais foi condenado em três instâncias. STF só anulou condenação porque considerou que o julgamento inicial não foi pelo juiz competente, mesmo Lula tendo sido também condenado em duas instâncias superiores, inclusive a que agora condena o procurador do processo (Dallagnol) a indenizar um réu, este beneficiado pela prescrição. Certo ou errado a justiça foi desmoralizada. Fica o recado para que ninguém se atreva investigar político corrupto. Essa armadilha de juízes indicados por políticos não existe no mundo, só no Brasil. O que adianta aplaudir a democracia se vivemos numa cleptocracia sem justiça e pão.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266