A história da santanense que ajudou milhares de famílias

0
427

Nesta semana faleceu no Centro Hospitalar Santanense (CHS), Maria Aparecida Nunes Ronchi, aos 89 anos. Uma mulher que dedicou toda sua vida, para fazer o bem aos pobres e necessitados, ela estava internada há vários dias no hospital, vítima de câncer e mal de Alzheimer. Após a notícia de seu falecimento, amigos, familiares e comunidade local manifestaram pesar pela perda, prestando homenagens à santanense que não media esforços para ajudar o próximo.

HISTÓRIA

Dona Maria desde que começou a prestar serviços de assistência social em sua casa, em 1990,  ajudou os deficientes físicos e mentais, além disto ajudava todo tipo de pessoa, com as mais variadas carências, desde afetivas até materiais, muitas das quais apresentando patologias incuráveis, sendo vítimas de maus-tratos, dependentes químicos e mulheres vítimas de violência doméstica.

Sua motivação para se dedicar ao próximo inicialmente foi a doença do filho, portador de Síndrome de Down, já que quando chegou a época de ele ir para a escola, não havia nenhuma que o recebesse, então ela começou a trabalhar para que uma escola que estava fechada e atendia crianças especiais voltasse a funcionar. Após anos e anos de esforço, gestão junto a políticos e trabalhos assistenciais com a Associação de Amigos e Excepcionais (APAE) e a Legião Brasileira de Assistência (LBA), surgiram os espaços para os excepcionais. Em virtude do falecimento do marido e da necessidade de cuidar do filho, deixou suas atividades na comunidade e ficou reclusa em casa.

Inspirada no aprendizado de muito tempo trabalhando em locais de assistência social, propôs-se a abrir as portas da sua casa para quem precisasse, sem importar quem fosse, e sua vida passou a ser a dos outros. Em determinada época, 40 pessoas residiam em sua casa e beneficiavam-se de alimentação, roupas, remédios e outros.

(Crédito: Ubaldina Prestes Leal e Guilherme Howes Neto)

APOIO

Seu filho Ambrosio Pereira, prestou suas homenagens e agradeceu o apoio que a sua mãe recebeu da comunidade santanense.

“A comunidade santanense perdeu uma grande pessoa que dedicou a sua vida para atender aos mais necessitados. Ela internou no CHS no dia 16/01/2022 e já estava bastante debilitada, por alguns dias se alimentando com comida pastosa e na segunda semana de internação foi colocada a sonda enteral, mas ainda respondia com poucas palavras e movimento da cabeça, o quadro foi se agravando e por fim não se comunicava mais. Ela teve no hospital todo o cuidado e tratamentos paliativos para o seu conforto e alívio do sofrimento, gostaria de agradecer a sua sobrinha Sra. Lucila Abdallah Nunes por estar sempre ao seu lado quando ela mais precisou, tanto antes quanto depois do seu quadro se agravar, “Lilila” como ela se referia carinhosamente a sua sobrinha, as duas sempre conversavam por vídeo chamada, isso quando a Sra. Lucila não podia estar na cidade. Ela não media esforços para vir sempre que necessário, colocando o bem estar da sua tia a frente dos seus afazeres pessoais. Sou grato a ela por todo o apoio que deu, ficamos ocupados grande parte do dia em função do triste ocorrido, mas agora, paramos para ler cada comentário que amigos e conhecidos fizeram. Gostaríamos de agradecer a cada um que reservou uma parte do seu tempo para prestar uma homenagem a ela, nossa imensa gratidão a todos”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266