Ensino nas escolas estaduais será totalmente presencial em 2022

0
753

A rede estadual de educação prepara-se para o início do ano letivo, previsto para o dia 21 de fevereiro, quando aproximadamente 22 mil alunos matriculados nas 56 escolas da 19ª Coordenadoria Regional de Educação retornarão às salas de aula.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, em 2022 o ensino será ofertado de forma totalmente presencial. Faltando aproximadamente duas semanas para início do ano letivo, a reportagem conversou com a Coordenadora Regional de Educação, Ana Alice Campagnaro, para saber como as escolas estão se organizando para iniciar as atividades escolares.

CPAMPA: Para quando está previsto o início do ano letivo e quantos estudantes devem retornar às aulas?

Ana Alice: “O calendário escolar 2022 inicia em todas as escolas da rede estadual de ensino, no dia 21 de fevereiro. São aproximadamente 22 mil alunos matriculados nas 56 escolas desta regional, que abrange 5 municípios: Santana do Livramento, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel”.

CPAMPA: Como as escolas e a 19ª Coordenadoria estão se organizando?

Ana Alice: “Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro as escolas e coordenadoria, seguindo as orientações da mantenedora (SEDUC) planejam e organizam as escolas para garantir aos alunos o acesso ao ensino, desde a elaboração dos quadros de recursos humanos para escolas, transporte escolar, merenda, espaço físico das escolas, reformas, formações pedagógicas e alinhamento de ações/projetos”.

CPAMPA: Com o início da vacinação das crianças haverá exigência do comprovante para retorno às aulas?

Ana Alice: “Não temos conhecimento, e nas orientações e recomendações dos órgãos competentes ainda não consta. Até o momento as disposições sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao covid-19 a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, encontram-se na Portaria Conjunta SES/SEDUC-RS nº 05/2021 e na Nota Informativa CEVS/SES-RS, de 31 de janeiro de 2022”.

CPAMPA: Como o Estado está tratando essa nova onda de Covid com relação ao retorno às aulas?

Ana Alice: “Segundo a mantenedora, esta análise está sendo realizada pelo comitê de crise do governo, SES e SEDUC, não temos conhecimento e informações acerca até o presente”.

CPAMPA: Sabemos que houve editais para contratações emergenciais pelo Estado. Diante disso, pode-se afirmar que não haverá falta de profissionais nas escolas?

Ana Alice: “Afirmar que haverá ou não seria impossível, pois como tratamos de recursos humanos, professores, funcionários e todos temos questões pessoais para mudanças, ou doenças, licenças e até mesmo frente ao cenário pandêmico, essas situações poderão acontecer, em algum dia, em uma determinada escola. O gerenciamento dos recursos humanos das escolas já foi realizado, e as necessidades apresentadas estão em processo de contratação, e a previsão é para que até o início das aulas a admissão já esteja concluída, e assim não ter falta de professores”.

CPAMPA: As escolas voltarão com todas as turmas ou estão prevendo iniciar aos poucos, uma data para cada série ou etapa do ensino?

Ana Alice: “O Governo do Estado confirmou que o ano letivo de 2022 será de forma totalmente presencial.  Até o dia 20 de fevereiro, estará tudo definido e será informado toda a comunidade escolar”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266