Prédios antigos compõem construções modernas e chamam atenção da comunidade santanense
Quem circula pelas ruas Silveira Martins e Duque de Caxias deve ter notado que as fachadas de duas construções antigas receberam toques de modernidade, preservando a identidade de suas arquiteturas e compondo empreendimentos residenciais. O antigo prédio da Ciretran e o Residencial Duque fazem parte da ideia de aliar o antigo e o moderno. Os projetos pertencem à Construtora Acácia, formada pelos engenheiros Vicente Righi e Carlos Arthur e o administrador Vinicius Righi, que conversou com a reportagem e contou um pouco sobre o trabalho da empresa, que dá um toque de requinte a fachadas antigas.
CPAMPA: Desde quando a Construtora atua e quem está à frente da empresa?
Vinícius Righi: “A Construtora Acácia iniciou suas atividades em 2010. A empresa tem como sócios Vicente Righi, que conta com 40 anos de experiência em engenharia civil. Carlos Arthur, o Tutuio, também engenheiro com passagem por grandes empreendimentos em Porto Alegre, e Vinicius Righi, com formação na área administrativa”.
CPAMPA: Quantas edificações ou obras já foram feitas?
Vinícius Righi: “Já foram cinco empreendimentos, 150 unidades e mais de 20 mil m2 entregues sempre de forma antecipada. Construímos um empreendimento de cada vez, visando focar todos os recursos para garantir a qualidade e agilidade na obra e a segurança de que o cliente irá receber seu imóvel”.
CPAMPA: A construtora vem reformado fachadas de alguns locais pontuais, dando uma nova identidade junto as edificações. Isso é uma marca da empresa?
Vinícius Righi: “Para construirmos um futuro melhor, é muito importante entender, respeitar e preservar o antigo. Procuramos, sempre que temos a oportunidade, fazer com que os elementos do passado componham a identidade de nossos empreendimentos”.
CPAMPA: A reforma destes locais é parte de algum projeto específico?
Vinícius Righi: “No começo dos anos 1990, o engenheiro Tutuio foi responsável pela execução de um projeto até então inovador no Rio Grande do Sul, que foi a construção do Edifício Centro Profissional Villeroy, em Porto Alegre. Neste empreendimento foi preservado o casarão e anexada uma moderna torre ao imóvel. No Residencial Duque, a fachada preservada fez parte do projeto do Arquiteto Claudio Righi, que mesclou o novo e o antigo de forma harmoniosa. Atualmente temos como sede de nossa empresa o prédio conhecido como antigo Ciretran. Pretendemos no futuro preservar a atual construção e aos fundos construir uma torre residencial”.
CPAMPA: Quais locais importantes já receberam reforma? E quais outros serão contemplados neste mesmo sentido de revitalização?
Vinícius Righi: “A Construtora Acácia está contratada para a gestão do empreendimento do centro comercial do antigo Lanifício Thomaz Albornoz. Ali também seguiremos com o compromisso de unir o novo com o antigo, transformando e dando nova vida a estes locais, sempre buscando a sustentabilidade e o desenvolvimento de nossa comunidade”.
CPAMPA: Atualmente em qual projeto a construtora trabalha?
Vinícius Righi: “Atualmente estamos em fase de conclusão de projeto de nosso novo empreendimento, que será um prédio residencial de 53 apartamentos, três andares de estacionamento e cerca de 7 mil m2 de área construída em plena Rivadavia Correa. Acreditamos no potencial de Sant’Ana do Livramento, por isso nossos investimentos estão concentrados unicamente em nossa cidade. Temos outros imóveis no centro da cidade que darão origem a novos prédios, porém temos como princípios norteadores a confiabilidade e segurança, devido a isto construímos um edifício por vez”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266