Sant’Ana do Livramento tem 85% da população com esquema vacinal completo

0
510

Nesta semana o secretário de Saúde Paulo Henrique Vargas conversou com a reportagem do Correio do Pampa e fez um balanço sobre as campanhas e o total de pessoas vacinadas contra o Covid-19 no ano de 2021.

 

CPAMPA- Como avalia a campanha de vacinação ao longo do ano?

Paulo Vargas: “A campanha este ano foi muito boa, no início começamos bem tímidos como todas as cidades pela falta de vacinas para as faixas etárias, mas a procura sempre foi muito boa pela população santanense. A partir da faixa etária de 25 anos com aporte de 15 mil doses que veio para as cidades de Fronteira, conseguimos deslanchar e vacinar a faixa etária de 18 anos, fazendo com que posteriormente os adolescentes pudessem receber essas doses também. Hoje em dia temos vacina tanto para dose um quanto para dose dois  e dose de reforço em todos os postos de saúde, estamos fazendo a descentralização e isto fez com que a gente ganhasse algumas pessoas que não tinham se vacinado, atualmente temos 95% da população adulta vacinada  e 85% da população com esquema vacinal completo, além disto se contar todas as faixas etárias estamos em 79,5%.

 

CPAMPA- Qual foi o saldo obtido com as campanhas de mega vacinação na cidade? Pretendem continuar com estas ações no próximo ano?

Paulo Vargas: “Vamos continuar com a mega vacinação, lembrando que esta não foi uma ação realizada pelo Ministério Federal e nem pelo Estado, mas sim foi realizada pela Secretaria de Saúde do Município, que teve a ideia para que pudéssemos estar mais próximos da população. Obtivemos bons resultados, conseguimos vacinar 500 pessoas em relação a dose um, que eram pessoas que não haviam se vacinado. Foi realizado um trabalho importante para a cidade e para a população como um todo, por isso vamos dar continuidade a este processo de mega vacinação , mas o mais importante é o processo de testagem ampliada , que a população tem que saber que estando com sintoma ou sem sintoma, ela pode ir no ambulatório covid que recebera o atendimento dos enfermeiros , técnicos de enfermagem  e médicos, para  fazer esta testagem.

 

CPAMPA- Como estão sendo distribuídas as doses atualmente e quantas o Município dispõem?

Paulo Vargas: “O que está ocorrendo é que como o Estado mandava as doses, algumas acabaram ficando paradas, devido a algumas pessoas que não queriam tomar a terceira dose, por isso tivemos doses que deveriam ter sido usadas e não foram. A nossa maior apreensão foi que as vacinas da Pfizer devem ser usadas dentro de um mês, então ficamos um pouco desesperados por esta situação, porém dentre outras cidades, Sant’Ana do Livramento não chegou a perder doses e conseguimos realizar a vacinação dentro da validade. O que estamos fazendo é enviar para o Estado e para a 10ª Coordenadoria a quantidade de doses que nós precisamos, para que possamos ter um controle maior neste estoque da cidade, felizmente a gente fala para eles o que estamos precisamos e eles nos enviam rapidamente.

 

 

CPAMPA- Houve a diminuição no intervalo da vacinação de cinco para quatro meses?

Paulo Vargas: “Estamos com intervalos de 4 meses agora e isto foi um pedido nosso em relação as vacinas que ficavam muito tempo em estoque, então fizemos uma reunião com o COSEMS e com todos os secretários e eles levaram esta demanda para o Governo Federal, rapidamente retornando com a notícia de que foi aceito diminuir para 4 meses, mas acredito que não diminuam mais, porque isto depende da eficiência de cada vacina”.

 

CPAMPA- Concomitante à campanha de Covid-19, Livramento está aderindo à campanha de vacinação contra gripe após o surgimento deste novo vírus H3-N2?

Paulo Vargas: “Esta mega vacinação contra o covid-19, vai ser junto com a da gripe, nós vamos fazer concomitantemente as duas vacinas para as pessoas que queiram, sendo realizadas em todos os postos de saúde. O importante é explicar que esta vacina não tem a cepa do H3-N2, mas é bom realizar a vacinação já que a partir de fevereiro o Ministério da Saúde disse que irá liberar essa vacinação com a nova cepa, fazendo com que chegue aos municípios”

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266