Ocorrências da semana
HOMICÍDIO
Pai e filho são alvejados por diversos disparos na Av. João Manoel
A Polícia Civil foi acionada nesta semana via CIOSP para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo, na Av. Gen. João Manoel, chegando ao local, identificaram duas pessoas feridas, pai e filho.
A ação
Segundo moradores que acabaram flagrando o ocorrido, pela parte da tarde uma motocicleta Strada, cor roxa, que estava com dois indivíduos passou em frente à residência da vítima. Neste momento, os ocupantes da moto contornaram na avenida, encostando ao lado do veículo onde a vítima estava, efetuando, segundo informações, 10 disparos contra a mesma, que caiu gravemente ferida.
O pai da vítima, um conhecido comerciante da localidade, ao ouvir os disparos, saiu de seu estabelecimento para tentar defender seu filho. Neste instante, foi alvejado por quatro disparos.
Populares que presenciaram o triste ocorrido, auxiliaram as vítimas chamando o SAMU, que encaminhou os feridos para o Hospital Santa Casa de Misericórdia. Infelizmente o jovem acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu no hospital.
Investigação
A perícia foi acionada para realizar a investigação e apuração de evidências do crime, que chocou os moradores da localidade. Durante a ação dos peritos, foram apreendidos quinze estojos e quatro projéteis fragmentados, além do valor de 20 pesos uruguaios.
Em conversa com a delegada Giovana Müller, a mesma informou que o pai da vítima obteve alta hospitalar no mesmo dia do crime e já compareceu à delegacia para prestar seu depoimento. Ela explicou que no momento da ação, foram realizados diversos disparos por uma pistola nove milímetros.
“Até o momento já ouvimos as testemunhas e estamos trabalhando para apurar a autoria do crime”, informou.
CRIME
Homem é acusado de ter cometido 11 estupros em Livramento
Nesta semana a reportagem conversou com a Delegada Giovana Müller, a respeito do indivíduo que foi acusado de ter realizado 11 estupros no Município. Segundo a delegada, uma das vítimas do indivíduo procurou a professora Cassiane que é do Fórum Binacional de Violência contra Mulher e relatou que havia sido abusada por um homem em uma determinada região da cidade, posteriormente ela foi acolhida e incentivada a fazer o registro de ocorrência, com o apoio de sua mãe. Após realizar o laudo de verificação sexual, foi constatado a conjunção carnal, e a partir disto, outras vítimas também registraram o boletim de ocorrência.
“Nós apuramos que são entorno de 11 vítimas no mínimo, que foram abusadas por este mesmo homem, pedimos a prisão preventiva para evitar a reiteração delitiva dele e como foi indeferida esta prisão, está ocorrendo uma movimentação dessas mães”, explicou.
A delegada disse que independente da decisão judicial, baseada em fundamentação técnica legal, é sempre importante lembrar que quando se trata de questões de abuso, as vítimas devem denunciar, todo mundo sabe que é traumatizante esta situação e que muitas vezes elas tem vergonha, porém quem deve ter vergonha é o abusador.
“É inadmissível que no ano de 2021, a gente ainda tenha que estar investigando este tipo de crime e infelizmente isso acontece muito na nossa cidade, porque é um crime subnotificado, tem muitos casos em regiões de campanha que não chegam no nosso conhecimento , então é importante que as vitimas denunciem, porque independente de se conseguir ou não uma prisão cautelar no inicio das investigações, o importante é que este indivíduo vai responder, e após todo procedimento legal do processo penal, conseguiremos obter o êxito da condenação”, finalizou.
Depoimentos de familiares das vítimas:
“Nós, mães, avós e tios, estamos pasmos com tudo o que está acontecendo! Eu como vó, me culpo por não ter visto o que estava acontecendo, os sinais dados”.
“O que mais me indigna é que pessoas junto ao convívio familiar sabiam e não fizeram nada! Mas a justiça será feita, pois só em retirar um meliante de nossa sociedade vamos seguir em frente e dar o apoio, carinho e muito mais para nossas meninas que a infância lhes foi tirada”.
“Eu choro de dor e meu coração sangra porque deixei meu tesouro nas mãos de quem eu mais confiava”.
Após o caso vir à tona, integrantes do Fórum Binacional de Enfrentamento a Violência de Gênero divulgaram uma carta de repúdio, escrita pelo grupo juntamente com alguns familiares das vítimas. Confira do documento, na íntegra.
“Nós, vítimas, mães, outros(as) familiares e amigos(as) das vítimas de violência sexual de Sant’Ana do Livramento, viemos por meio desta carta, repudiar toda e qualquer forma de violência contra crianças, adolescentes e mulheres! Não aceitamos que tirem a inocência de nossas crianças e adolescentes e que sejamos privadas de liberdade, enquanto os agressores, estupradores criminosos, estejam soltos, convivendo em nossa sociedade como seres livres colocando em risco outras possíveis vítimas!
Neste momento sentimos na pele, na mente e no coração a dor do conhecimento de atos de violência sexual contra crianças, adolescentes e uma mulher adulta, somando 13 vítimas ao todo conforme BOs feitos, sendo apontado um mesmo agressor. Isto é uma violência absurda que não conseguimos expressar com palavras, por isso clamamos por justiça por todas aquelas que sofreram violência continuam tendo que conviver com seus agressores, pois estes não estão sendo afastados. Também, por todas as pessoas próximas que sofrem junto e buscam por justiça. Nossa indignação e solidariedade àquelas vítimas que nem sequer conseguiram expor suas dores para que de alguma forma possam ser cuidadas. Clamamos por justiça, que o agressor seja preso e permaneça preso, que seja julgado por seus atos, sendo assim impedido de cometer novos crimes contra qualquer ser humano, especialmente contra as crianças e adolescentes que são seres indefesos e em processo de desenvolvimento de seu corpo e de seu psíquico.
Nós, mães, estamos buscando forças para acompanhar nossas filhas e deixar o menor trauma possível na vida de cada inocente que vinha sofrendo abusos por parte de um monstro que estava próximo, como um “membro familiar e amigo”. Estamos movendo “montanhas”, e pedimos o apoio da sociedade e de todas as autoridades competentes. Nosso interesse é que o abusador seja julgado com todo o rigor da lei, principalmente, que não haja novas vítimas para que nenhuma criança e adolescente ou mulher sofra essa dor, que nenhuma mãe precise passar pela dor que estamos sentindo neste momento!
Ressaltamos a importância da denúncia, por isso pedimos a todas as vítimas, familiares e conhecidos(as) que não se calem diante destes crimes, denunciem! Só assim podemos enfrentar esses bandidos e barrar esse tipo de crime que continua muito forte aqui na fronteira!
Precisamos nos unir para que esse estuprador e todos os outros que continuam soltos sejam privados de liberdade e assim proteger nossas crianças, adolescentes e as mulheres.
Convocamos a comunidade Santanense para juntos(as) lutarmos e clamarmos por justiça!”.
TRABALHO
Núcleo de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato é inaugurado em Livramento
Com a participação virtual da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, e com a presença da Delegada Regional da 12a DRPI Patrícia Sanchotene Pacheco, dentre outras Autoridades, ocorreu a cerimônia de inauguração do Núcleo de Combate aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Sant’Ana do Livramento.
A unidade ocupará um espaço no prédio onde hoje funciona a 12a Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), localizado na Avenida João Belchior Goulart, 769, no bairro Centro em Santana do Livramento
A missão do Núcleo será a investigação, conclusão e remessa de feitos policiais concernentes a crimes rurais, com especial enfoque ao abigeato. O quadro funcional será composto por três agentes policiais que contarão com uma viatura apropriada para diligências na área rural e equipamento para monitoramento doado pelo Sindicato Rural do Município.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266