Diálogo

0
673

BRAGUAY

Para quem ainda não sabe, BRAGUAY é um projeto artístico cultural que busca criar através de diferentes manifestações do espírito que habita os marcos. O projeto busca mostrar a riqueza do espaço da integração real, onde o encontro de duas culturas fez surgir uma terceira, específica e diferente às outras fora do âmbito político demarcado geograficamente.    Segundo a Maria Luiza de Leonardis, coordenadora do projeto, a Missão é de valorizar e difundir a cultura própria desta zona fronteiriça, nas quais as nações de “dentro” ou de pertinência não se correspondem com as de “fora” que impõe os limites territoriais. Também de aprofundar o conceito de fronteira como espaço específico e de identidade que nasce da integração de diversas culturas em contato e difundir e valorizar esta cultura, rica em muitos aspectos, desconhecidos fora do âmbito fronteiriço.

Braguay mostra a riqueza de um espaço de integração real, a fronteira Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguay), onde o encontro de duas culturas fez surgir uma terceira, específica e diferente. O projeto pretende, também, conscientizar a população da faixa de fronteira sobre a riqueza desta convivência pacífica da união familiar sem fronteiras. Os integrantes do Braguay buscam contribuir para o desenvolvimento da diversidade cultural na região, realizando pesquisas, oficinas, shows, exposições, mostras e manifestações das mais diversas formas de arte.

As atividades agendadas para o dia 7 dezembro de 2021, terça feira está a exposição “La Purificación de los orientales” do artista visual “braguayo” Pori Ferrer. A abertura da Exposição com apresentação musical de Diego Arias, na calçada do Braguay, na rua dos Andradas, 582, em Livramento. DIA 9 Março /2022 será na Sala da Antel em Rivera com uma Charla “el conceptualismo del expresionismo abstracto ” da poética de Pori Ferrer. E estará descortinada com uma exposição “La purificación de los orientales”. Agende uma visita e sigam no Instagram @braguay e no facebook @grupobraguay.

Penso em comum com Braguay, pois se quisermos um destino melhor, de prosperidade e sustentabilidade indenitária, precisamos dar uma olhadinha na nossa história, para constatarmos pelos fatos aqui vividos. Nunca foi fácil arrancar o sustento desta região, senão com muito trabalho, criatividade e fundamentalmente muita tenacidade e respeito aos nossos antepassados. E é isso que se propõe em atos culturais desta natureza, aprofundar conceitos econômico-culturais através da nossa história, cuja origem é anterior ao nascimento do Brasil ou do Uruguay como países independentes e, que variam como consequências de decisões políticas que muitas vezes nos danificam, contudo resistimos na união familiar entre santanenses e riverences.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266