Dona Zoraide: A história de quem ajuda mais de 130 crianças

0
407

Nesta semana, dona Maria Zoraide Rosadilho Maciel, que possui a ONG Clube de Mães Nossa Senhora, e possui 71 anos, recebeu a medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, em homenagem ao incrível trabalho que realiza para a comunidade Santanense. Em razão disto a reportagem conversou com ela para saber um pouco da história desta mulher que, diariamente ajuda mais de 100 crianças com alimento.

Dona Zoraide conta que há 40 anos ajuda famílias carentes em Livramento, porém há 18 anos faz este trabalho no bairro São Paulo. Dona Zoraide Maciel trabalhava como doméstica e ao sair de seu trabalho, ia nos mercados, nas feiras, e conseguia alimentos para as pessoas carentes no bairro Cerro do Armour.

“Hoje as coisas são melhores, mas começamos com muito sacrifício, porque não tínhamos panela, não tínhamos prato, não tínhamos nada, tínhamos apenas uma ramada e uma cozinha de lascão e ali a gente cozinhava e dava aula para as crianças. Naquela época eram 80 crianças que vinham aqui, hoje passa mais de 100 crianças que vem ao meio-dia, e na hora do café da manhã” relatou.

Segundo ela, o local onde está a ONG atualmente, e que é utilizado como refeitório, foi a juíza Carmen Lúcia que ajudou a conseguir, além disso teve um vereador que ajudou com tijolos e a loja de materiais de construção Sétimo Nocchi doou latas e madeira.

Ela explicou que algumas pessoas queriam colocar a cozinha, onde hoje é o refeitório, porém como era um lugar amplo e não tinha um lugar para as crianças almoçarem, resolveram deixar como estava e fazer as comidas no  galpão que tinham antigamente, onde muitas vezes acabavam caindo no barro, porque ele era na parte dos fundos da ong.

“Um dia um dos doadores disse: “dona zoraide nós vamos lhe dar uma cozinha”, perguntaram que tamanho eu queria, mas, como estavam me doando, pedi o mínimo, aí eles disseram que iriam dar uma cozinha como tem que ser, então construíram o espaço, forraram e botaram piso” contou.

De acordo com Zoraide Maciel, faltava apenas arrumar as paredes, e algum tempo atrás, o senhor Levi mandou instalar as tomadas que não tinham e arrumar o que faltava na cozinha. “Tudo que está na cozinha foi obra dele, ele trouxe até mesmo as pessoas para trabalhar e sempre vinha conferir como estava a obra, mas a pouco tempo ele acabou falecendo no hospital de Rivera, por causa da Covid-19. Hoje contamos apenas com duas mulheres que nos auxiliam na cozinha, que nos ajudam a atender as mais de 130 crianças, além dos pais que também almoçam aqui. Normalmente se sobra verduras ou algum tipo de comida, as gurias dão para aqueles que não tem janta, mas as vezes os nossos panelões não são suficientes para todos, aí elas vão na minha cozinha, perguntar o que eu tenho de comida”, explicou.

Todas as doações para a ONG são bem recebidas, desde móveis, fogão a gás, alimentos, enfim, tudo que alguém não utilize mais que possa ser útil para alguma família que necessite. Dona Zoraide Maciel está em processo de regularização da ONG, sendo que para isso, contou com a colaboração de uma pessoa anônima, que se ofereceu para o pagamento dos trâmites.

Nos últimos dias, Zoraine Maciel fez um pedido nas redes sociais, a fim de auxiliar uma senhora que está dormindo no chão com uma menina de um ano, a qual está gripada, o pai da menina trabalha em construção e, segundo dona Zoraide, esta família precisa muito de ajuda, contando até o momento com o auxílio da ONG para as refeições.

“O meu serviço é transparente porque o que é da criança é da criança, nada é meu, então eu acho que é por isso que eu que ganho as coisas, porque se não fosse transparente o meu trabalho eu não ganhava nada. Além disso tudo que eu tenho é doado, nós não podemos dizer que fomos nós que compramos, porque em primeiro lugar nós não temos para comprar” destacou.

Segundo Zoraide, a ong está sobrevivendo graças as doações dos santanenses, aos quais agradece o apoio e ajuda constantes. “Quero pedir muita saúde para eles, que Deus abençoe, e que sempre olhem para esse bairro tão carente que é o bairro São Paulo” finalizou.

 

Medalha Zumbi dos Palmares

Nesta sexta-feira (26), dona Zoraide Maciel foi agraciada com a medalha Zumbi dos Palmares, entregue em solenidade na Câmara de Vereadores, por indicação do presidente, vereador Enrique Civeira.

Sobre a homenagem recebida, dona Zoraide Maciel disse que não gosta de aparecer, relatando que, quando ganhou do seu Antônio Righi R$5 mil para a ONG, não falou nada, deixou que o empresário falasse por ela.

“Agradeço a homenagem recebida. Não gosto muito de falar, apenas gosto de fazer meu trabalho”, finalizou.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266