Livramento já registou 358 casos de Doença Diarreica Aguda
As autoridades em saúde e o Vigiágua receberam nesta sexta-feira (05) os resultados das análises laboratoriais encaminhadas para a FEEVALE, aguardando ainda o resultado da Fiocruz. Conforme o resultado enviado pela FEEVALE, foram identificados norovírus nas coletas feitas na UBS do Caic e na UBS Divisa, nas coletadas da torneira na rede direto da rua, nas análises de fezes não houve registro de adenovírus, apenas de norovírus. Para saber mais sobre o acompanhamento dos casos, essa semana, a reportagem do Correio do Pampa entrevistou a coordenadora do Vigiágua, Elisângela Furtado e a coordenadora do CIEVS no Município, Gabriela Formoso.
CPampa: Quantos casos foram registrados até o momento?
Vigiágua: “Foram identificados 358 casos de DDA até a quinta-feira, dia 04 de novembro, sendo que 110 foram relacionados a diversos surtos ocorridos no Município e 248 referentes a casos que procuraram atendimento médico em serviços de saúde”.
CPampa: A vigilância já recebeu o resultado dos laboratórios que estavam realizando análise?
Vigiágua: “Recebemos nesta sexta-feira (05) o resultado de algumas amostras que coletamos em oito pontos na rede, onde houve resultado positivo para norovírus nas coletas realizadas na UBS do Caic e na UBS Divisa, nas amostras retiradas da torneira com ligação direto na rua, e para adenovírus em outros pontos. Nas análises de fezes, não houve resultado positivo para Adenovírus, apenas para norovírus. Agora, estuda-se a relação do norovirus encontrado na água, com o encontrado nas fezes”.
CPampa: Qual a faixa etária com maior incidência de casos?
Vigiágua: “A faixa etária de 1 a 4 anos corresponde a 30% dos casos (n=108)”.
CPampa: Como é feito o monitoramento dos casos?
Vigiágua: “Estamos monitorando os casos e fazendo coleta de fezes para exames. Recebendo as notificações dos serviços de saúde, e enviando para o Lacen da 10° CRS a água para análise dos parâmetros básicos. Também estamos em contato com o DAE para verificação das medidas de controle na limpeza dos reservatórios e cloro na água”.
CPampa: Há casos com internação hospitalar?
Vigiágua: “No momento não há casos com internação hospitalar. Não recebemos mais nenhuma notificação de escolinhas infantis de casos e estamos acompanhando o número de casos que procuraram atendimento tanto no Pronto Socorro quanto na Rede de Atenção Básica. Não existe um acompanhamento caso a caso, apenas os que tem dois ou mais na mesma família ou estabelecimento”.
CPampa: Como a Vigilância está atuando com relação a DDA?
Vigiágua: “A Vigilância faz o monitoramento, acompanhamento dos casos, vigilância na qualidade da água para consumo humano. Vistoria nos estabelecimentos com dois ou mais casos, como as escolas, informando sobre as medidas para controlar e diminuir os riscos. Além disso, também realizamos a coleta de alguns casos”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266